top of page

Implante Dental

Segurança para curtir o melhor da vida!

O que é?

O implante dental é basicamente uma peça de titânio, que é fixada no maxilar, abaixo da gengiva, para servir de apoio para a colocação de um dente. 

 

Algumas situações que podem levar à necessidade de colocar um implante dentário são as cáries que destroem os dentes, e a periodontite, que é quando os dentes ficam moles e caem.

 

O implante é indicado quando a pessoa perde o dente e a sua raíz, sendo necessário substituir estas duas partes.   

 

Benefícios desse tratamento?

 

Melhorar a digestão: porque a falta de um ou mais dentes, interfere diretamente na mastigação dos alimentos, que é a primeira fase da digestão. Com a falta de dentes, os alimentos chegam ainda muito grandes ao estômago e com menos saliva, prejudicando sua digestão; ​ - 

 

Melhorar a auto estima: porque quando falta, principalmente, um dos dentes da frente a pessoa fica envergonhada e não deseja abrir a boca para falar ou para sorrir, o que pode aumentar o risco de depressão; 

 

Melhorar a comunicação: a falta de dentes na boca ou o uso de próteses que estão sempre saindo do lugar geralmente dificulta a fala, interferindo no dia-a-dia da pessoa;  

 

Melhorar a saúde bucal: porque ao colocar os implantes necessários na boca, fica mais fácil escovar os dentes e manter a boca sempre devidamente limpa.  

Cirurgia de Enxerto Ósseo

O desgaste dos ossos da boca é bastante comum em pessoas que perderam os dentes há algum tempo. No entanto, o que antes inviabilizava a aplicação de tratamentos mais modernos e naturais, atualmente pode ser resolvido com o uso do enxerto.

O principal objetivo da cirurgia de enxerto ósseo é oferecer melhor sustentação para o implante dental nos casos em que a estrutura do paciente não é o suficiente para cumprir essa função.  

 

A ausência de espessura e condições ósseas adequadas inviabilizava o uso desse tipo de prótese, fazendo com que a pessoa ficasse restrita a opções menos confortáveis e naturais. 

 

Com esse procedimento, é possível usar implantes mais modernos, mesmo em casos de perda óssea considerável. Assim, com essa cirurgia, o paciente pode ter um sorriso bonito e saudável. Para isso, pode ser usado enxerto de outra parte do corpo ou, então, de materiais sintéticos para cumprir o mesmo papel. 

 

O processo de adaptação pode demorar meses, antes que seja possível colocar o implante, variando de acordo com a extensão recuperada e características do organismo.

O Dr. Marcelo Fontes é especialista e mestre em Implantodontia, que além da sua vasta experiência em mais de 20 anos de atendimento, também é coordenador da especialização em implantodontia na UNIFOA - Volta Redonda, chefe da disciplina de Implantodontia UNIG em Itaperuna e consultor científico da NEODENT.

bottom of page